MEDITAÇÃO

    Vivemos em um mundo cada dia mais agitado. São inúmeros compromissos ao longo de um dia em que 24 horas parece ser insuficiente. Com essa busca desenfreada por dinheiro, carreira, diplomas, doutorados e afins, pensamos que vamos nos sentir completos. Nos iludimos pensando que todo esse sacrifício irá nos recompensar com algo que muito desejamos. Mas qual é o preço de tudo isso? Toda essa angústia, causada por esse movimento, resulta em uma mente inquieta, ocupada e insatisfeita.     Com milhares de pensamentos passando na tela de nossa mente, não conseguimos perceber o que realmente queremos. Quantas vezes essa semana você se permitiu estar no presente, sem se preocupar com o trabalho de amanhã ou o relatório para o final do mês?  Qual foi a última vez que você fechou os olhos e se permitiu estar no aqui e agora? Ou será que você nunca se permitiu?
    A meditação nos oferece a possibilidade de perceber o que está acontecendo em nossa mente, nos permitindo refletir sobre o rumo que nossa vida está tomando. Com a prática, desaceleramos o fluxo de pensamentos que passam pela nossa tela mental, possibilitando uma percepção e controle de nossos conteúdos interiores. A meditação nos permite entrar em contato com a nossa verdadeira natureza e não precisa, necessariamente, visar a transcendência espiritual.
    Além de funcionar como um espelho para nosso interior, ela produz benefícios que podem ser percebidos pela prática a curto prazo, tais como: melhora da atenção, da memória, clareza e lucidez mental, redução do estresse, diminuição nos níveis de ansiedade, distribuição das energias no corpo e consciência dos fluxos de energias e pensamentos que nos sabotam.  
     Ficou com vontade de meditar?
    Há muitas técnicas e estilos de meditação, mas eu sugiro que você comece sentando ou deitando confortavelmente e prestando atenção na sua respiração. Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca. Foque toda a sua atenção no ar entrando e saindo do seu corpo. Note o som do ar saindo pela sua boca. Fique focado na sua respiração. Agora, a cada expiração (soltar o ar) você vai relaxar uma parte do seu corpo. Inspire. Preste atenção no seu couro cabeludo. Expire e relaxe o seu couro cabeludo. Faça isso para todo o seu corpo. Cabeça, pescoço, braços, barriga, pernas e assim por diante. Se notar alguma parte tensionada, inspire e ao expirar, relaxe completamente. Quando seu corpo estiver completamente relaxado, permita-se ficar por alguns minutos apenas focado em sua respiração. Quando algum pensamento surgir em sua mente ( e muitos surgem), apenas volte sua total atenção para o processo de respirar. Pode parecer difícil, mas com o tempo, você relaxa completamente. Após alguns minutos, mova seus pés e mãos e levante calmamente. Tenha certeza que sua mente se fortaleceu para os afazeres do cotidiano, e note como irá se sentir durante o dia.
   Há muitas técnicas para a meditação, como mantras, mudras, caminhadas, etc. A técnica que compartilhei é ótima para iniciantes e, não se preocupe em meditar por muito tempo. Inicie sua prática em cinco minutos diários e vá aumentando conforme sua necessidade e possiblidade. Em breve, trago novas maneiras de relaxar o corpo e a mente.


Bênçãos e Namastê!

Seja meu amigo no facebook clicando AQUI e me siga no instagram clicando AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas